Balneário Rincão terá operação Praia Limpa neste sábado

A comunidade de Balneário Rincão se prepara para mais um mutirão de limpeza na orla, a operação Praia Limpa. A ação, realizada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, irá realizar uma limpeza nas dunas e na faixa de areia. O ponto de encontro é a Plataforma de Pesca Praia do Rincão, na Zona Norte, a partir das 8h30min de sábado, dia 7. Os participantes serão divididos em grupos e farão a limpeza nos dois sentidos, Norte e Sul.

Um dos grupos será o responsável por coletar os materiais junto às dunas. Por se tratar de uma área de preservação, será preciso realizar um trabalho mais cuidadoso nesse local. Outro grupo será designado para caracterizar e separar o lixo recolhido, além de realizar a pesagem final para saber quanto resíduo foi coletado. O Samae disponibilizará um caminhão de lixo para a ação e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos um trator com carreta basculante.

A ação tem o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Grupo Mahikari. Para o diretor de Meio Ambiente Róger Guimarães, a iniciativa serve tanto para deixar a praia mais limpa e bonita, quanto para conscientização sobre a responsabilidade de todos em relação ao lixo. “Estamos encerrando a temporada e conscientizando a população, comunidade e turistas para ajudar a preservar a nossa praia. Temos as dunas, onde existe todo um ecossistema que precisa se manter em equilíbrio, então estamos fazendo essa ação de fundo educacional. A prefeitura já faz o trabalho de limpeza de toda a orla regularmente, e essa limpeza tem como objetivo conscientizar toda a comunidade”, explicou Róger.

No ano passado, durante a temporada 2013/2014, a Prefeitura e parceiros realizaram um mutirão de limpeza na orla, que na ocasião reuniu 100 pessoas, recolhendo mais de 3 toneladas de lixo ao longo da faixa de areia. Para participar do mutirão desse ano ou para mais informações, entrar em contato pelo (48) 8865.4753.