Retomadas as atividades do Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido desde 2013 no Balneário Rincão, teve suas atividades retomadas com o início do ano letivo. O objetivo da ação é promover a saúde preventiva junto aos estudantes da rede pública de ensino, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento deles. Durante esta sexta-feira, 6, a escola Maria Amélia de Souza Silva e o Centro de Educação Infantil (C.E.I) Pôr do Sol, na Barra Velha, participaram do programa.

Durante todo o dia, os 30 alunos da educação infantil e os 91 do ensino fundamental foram atendidos por uma equipe interdisciplinar das Secretarias de Saúde e Educação, que promoveram atividades diferenciadas. Os profissionais mediram peso e altura das crianças para o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMS), para atualização dos dados, além de oferecer revisão dentária e aula de escovação. Também foi realizada palestra sobre a dengue e um circuito de educação física, e as mães puderem selecionar roupas e calçados doados pela comunidade para levar para casa.

Na avaliação da secretária Maria Canever, dar continuidade a esse programa é um compromisso com a saúde dos alunos, e mais uma maneira de aproximar a família e a comunidade escolar. “O objetivo é tratar do tema saúde na escola, com a integração das secretarias, além de trazer os pais para dentro do ambiente escolar. Quando os pais e responsáveis participam, a escola melhora como um todo”, explica Maria.