Prejuízo com estragos nas ruas pode chegar a R$ 345 mil

Após o excesso de chuva registrado nesta terça e quarta-feira, 10 e 11, em vários pontos de Santa Catarina, a Administração Municipal de Balneário Rincão contabiliza os estragos em ruas, estradas e imóveis. Ao todo, a equipe da Defesa Civil do município estima que o prejuízo com os reparos em vias públicas será de R$ 345 mil. Muitos trechos sofreram com a ação da enxurrada, entre eles a Avenida Valdemar Carlos Petrini, na beira-mar, que teve parte do calçamento danificado e terá que passar por reforma.

Na terça-feira, uma equipe de dez pessoas atendeu às chamadas de moradores. Na região central, 30 casas ficaram ilhadas, na Barra Velha o número subiu para 40, e na Zona Sul foi preciso abrir valas para escoar a água que gerou diversos pontos de alagamento. Na Rodovia Jorge Fortulino houve deslizamento de terra na altura do Centro Comunitário da Lagoa do Faxinal, e os motoristas precisaram ter cautela para cruzar o trecho. O acesso ao Torneiro foi fechado, pois uma cratera se abriu no meio da estrada.

Após o mapeamento das áreas mais atingidas, o trabalho continua nesta quarta-feira, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Róger Guimarães, os moradores precisam estar atentos a possíveis mudanças no tempo e devem procurar a Defesa Civil quando necessário. “Quem trafega de Pedreiras a Urussanga Velha precisa estar atento, a estrada foi danificada e a Administração Municipal já trabalha para recuperar o trecho. Também é indicado evitar o trânsito na beira-mar, e ter cautela extra no acesso à Barra Velha”, explica Róger.

A estimativa é que os trabalhos de recuperação sejam realizados dentro de uma semana, desde que as condições do tempo sejam favoráveis para a atuação da equipe de Obras. Para o atendimento à população, o telefone da Defesa Civil é o (48) 8865.4753.