Projeto Orla recebe inscrições para criação de comitê

Estão abertas as inscrições para as entidades interessadas em fazer parte da comissão que irá atuar vinculada ao Projeto de Gestão Integrada (PGI) da Orla Marítima. A criação do regimento interno da comissão, além da preservação do patrimônio histórico do município e a apresentação parcial do PGI foram os temas tratados nas reuniões do Projeto Orla realizadas esta semana na Colônia de Pesca Z-33.

No primeiro dia de encontro, o arquiteto e urbanista Fabiano Teixeira dos Santos, do escritório Laguna do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), trouxe a palestra “Patrimônio Cultural e Desenvolvimento: Perspectivas”. A abordagem foi sobre o patrimônio cultural como via de desenvolvimento econômico sustentável, seja ele histórico, arquitetônico, arqueológico ou ainda relacionado ao meio ambiente.

A criação do comitê também foi pauta dos encontros, desde a concepção de um regimento interno, definição das atribuições do grupo e ainda ampliação do prazo de inscrições para as entidades interessadas. A coordenadora do projeto, Adiana Garlini, recebe até o dia 17 de abril as inscrições, através de ofício, nomeando um responsável e um suplente. Para formalizar o interesse em participar do comitê, representantes das entidades devem procurar a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, das 13h às 19h, munidas de documentação que comprove a existência da entidade ou de lei específica.

O Projeto de Gestão Integrada também foi apresentado aos participantes. O documento é a compilação de tudo o que já foi discutido durante a formatação do Projeto Orla, mas o texto ainda não é o definitivo. Novos encontros do projeto estão marcados para a segunda quinzena de abril, com data e local a definir.