Projeto de Inventário Histórico chega na fase final

Contribuir com valor histórico em todos os projetos realizados no Balneário Rincão. Esse é o objetivo do Inventário Histórico Municipal, que está na fase final de elaboração. Iniciado em junho de 2014, o documento tem previsão de término para o fim deste semestre. O projeto, que consiste em reunir bens materiais, não materiais e culturais de todos os períodos da cidade, terá como produto final a publicação e também contribuirá com informações para cartilhas de capacitação dos professores da rede municipal.

De acordo com a historiadora e coordenadora do Museu Arqueológico Balneário Rincão, Elisangela Machieski, desde imagens antigas de santos e objetos que fazem parte da história do Rincão, como canoas de um pau só e armadilhas de pesca, são estudados para fazer o inventário, mas o valor não está só nos bens materiais. “Material ou não, todo o patrimônio é ligado com a cultura e o povo do município”, explicou.

Para o prefeito Décio Góes, o inventário é essencial para contar a história do município. “A trajetória de Balneário Rincão é muito fragmentada e temos épocas muito importantes, como a dos sambaquis e da colonização açoriana. Precisamos reunir material de todos os estágios para poder entender cada vez melhor a nossa cidade e agregar em projetos futuros e também nos que estão sendo realizados”, afirma.

Os materiais podem ser doados ou apenas emprestados para o museu, que digitalizará a foto ou documento e devolverá ao dono. A população pode colaborar com o registro dessas informações no próprio museu, junto à antiga igreja Nossa Senhora Dos Navegantes, que fica na Rua Florianópolis, centro. Para mais informações, os telefones do museu são (48) 3468.4105 ou (48) 9948.4010.