Concluída primeira etapa do Plano Municipal de Educação

As reuniões do Plano Municipal de Educação (PME) de Balneário Rincão chegaram ao final de sua primeira etapa. Sete comunidades receberam a equipe da Educação para discutir os planos para os próximos dez anos, unindo os anseios de pais, alunos e professores em busca de uma formação de qualidade para as escolas da rede municipal e estadual.

Os encontros passaram pelas comunidades de Pedreiras, Centro, Lagoa dos Freitas, Barra Velha, Zona Sul, Urussanga Velha e Região dos Lagos. Entre os temas mais recorrentes apresentados pelos participantes estão a criação de espaços específicos para as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma escola estadual somente com o Ensino Médio e a segurança nos arredores das instituições de ensino.

Temas como o transporte, a necessidade da construção de creches e a implantação da Escola de Pais também apareceram, mostrando que as famílias querem se envolver mais no ambiente escolar. O sonho de uma universidade no município foi comentado em todas as audiências, assim como o pedido por novos cursos profissionalizantes. Os participantes da terceira idade sugeriram aulas de informática e também para aprender a utilizar os aparelhos celulares.

A próxima etapa do PME ocorre no dia 16 de abril, com a realização da Conferência Municipal de Educação. Nesse encontro, representantes das audiências feitas nos bairros irão conferir o documento escrito a partir dos encontros, o Documento-Base, e após os ajustes finais o texto será encaminhado ao Executivo.