Audiência Pública marca início do Projeto Orla

Com o objetivo de elaborar um Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima e aproximar as políticas ambientais e patrimoniais, a Administração Municipal se reuniu com a sociedade civil neste sábado para o primeiro seminário do Projeto Orla. A partir de agora a comunidade passa a discutir o assunto com os órgãos competentes a partir da construção do Projeto. O lançamento ocorreu no Restaurante Beira-Mar, próximo a orla de Balneário Rincão.

Para o prefeito Décio Góes, o projeto servirá para planejar a orla do município nos próximos anos. “Durante muito tempo não tínhamos um planejamento da orla. Agora iremos pensar a orla daqui vinte ou trinta anos. Esse projeto será como um plano diretor da cidade”, disse Góes.

O Projeto orla irá definir e planejar as diretrizes e ocupação da orla marítima de todo o município. Pedro Nasser, consultor do projeto no município, explicou que vários segmentos da sociedade civil organizada serão chamados durante os próximos seis meses para oficinas que irão tratar sobre o tema. “Iremos chamar todos que de algum modo utilizam a orla, como pescadores, surfistas, veranistas e população em geral. Vamos organizar a orla, para que lá na frente não aconteça nenhum tipo de problema”, comentou o consultor.

Durante o evento, a representante da Secretaria do Patrimônio da União, Adelina Cristina Pinto, a Kica, também pincelou sobre o envolvimento da União, junto ao Município, no desenvolvimento do Projeto Orla.

No Balneário Rincão o projeto é idealizado em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Prefeitura. Todo o projeto é baseado em metodologias participativas, garantindo a participação do usuário da orla. Em Santa Catarina, os municípios de Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, Florianópolis e outros, já aderiram ao projeto.