Escola Integradora lança núcleo na Lagoa dos Freitas

O projeto Escola Integradora, que oferece atividades de esporte, saúde e educação, no contraturno escolar, acaba de ampliar o atendimento junto à Lagoa dos Freitas. A escola municipal José Réus passará a oferecer a um grupo de 110 alunos, 55 em cada turno, a grade com as novas atividades, que serão realizadas junto ao Centro Multiuso. O espaço foi disponibilizado pela comunidade para abrigar oficinas de reforço escolar, educação ambiental, artes marciais, música, dança, entre outras.

Para apresentar as novidades à comunidade, a Secretaria de Educação realizou um lançamento na noite desta segunda-feira, 6. O prefeito Décio Góes explicou que o objetivo da iniciativa é criar um núcleo preparando a instituição de ensino para a Escola Integral. Nesse experimento, o aluno poderá passar o dia inteiro envolvido nas atividades escolares, contando com o transporte escolar e a alimentação. “Essa é mais uma inovação, pois vocês que acompanham sabem o quanto nossa educação evoluiu. Sejam todos bem-vindos, que esse projeto seja uma complementação da educação que vem de casa”, resumiu.

A secretária de Educação Maria Canever destacou que o projeto da Escola Integradora trabalha com um tripé: inclusão social, educação e desenvolvimento de novas habilidades, e por isso a importância do estímulo da família para que a criança participe dessas atividades. Os pais ou responsáveis que desejam inscrever os filhos devem procurar o Centro Multiuso em horário escolar de segunda a sexta-feira, para preencher a ficha de inscrição. Nos demais bairros, a Escola Integradora continua com as atividades regulares, oferecidas desde 2013.

O núcleo José Réus oferecerá aulas de artes marciais (judô e karatê), oficina da DJ, teatro, danças urbanas, balé e jazz, oficina de teatro e percussão, esportes aquáticos (natação, surf, caiaque), canto e coral, educação ambiental, reforço escolar, tarefas escolares, cinema, esportes olímpicos (atletismo, ginástica de solo, ginástica artística), jogos de mesa (tênis de mesa, xadrez, dama, dominó), oficina de artesanato e vivências.