Junta Militar oferece serviços à população

A Administração Municipal acaba de implantar mais um serviço que beneficia diretamente o cidadão rinconense. A Junta Militar de Balneário Rincão, inaugurada neste mês, teve o primeiro alistado no início desta semana. O jovem Jean Vargas da Silva foi o morador que inaugurou os serviços do órgão, alistando-se para o Exército Brasileiro. Além do alistamento de cidadãos, a Junta ainda oferece serviços de alistamento de naturalizados por opção ou nascidos no exterior, emissão de 1ª e 2ª vias de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Isenção (CI), Atestado de Desobrigação, entre outros.

A instituição teve os serviços iniciados após visita de inspeção e aprovação de instalações, feita pelo 1º Tenente Vagner Comin Sonaglio, da 16ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM) de Florianópolis. Sonaglio representou o Tenente Coronel Milton Hideo Harada, acompanhado do 1º Tenente Gilberto Müller Amorin, delegado da 19ª Delegacia de Serviço Militar – Criciúma.

Para o prefeito Décio Góes, o órgão beneficia diretamente na organização burocrática do Rincão. “A medida que vamos implantando a nossa cidade, podemos oferecer novos serviços que vão facilitando a vida das pessoas. Ter como regularizar a situação militar sem precisar se deslocar para outra cidade é mais um avanço importante para nos consolidarmos como município”, explicou o prefeito.

Mais informações podem ser obtidas na sede da junta, que está localizada na Rua Jaguaruna, 699, antiga sub-prefeitura, ou ainda pelo telefone (48) 3468.4907, com Ana Eliza.

Compromisso com o país

O alistamento militar é obrigatório para todo o brasileiro do sexo masculino. O ato deve ser realizado na Junta Militar do município entre os seis primeiros meses do ano em que o cidadão completar 18 anos de idade.

Os documentos necessários para o alistamento são a certidão de nascimento ou documento de identidade, comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador e uma fotografia 3×4 recente e sem retoques.