Plano Municipal de Ação da Defesa Civil começa a ser elaborado

O município de Balneário Rincão inicia nesta sexta-feira, 10, a elaboração do seu Plano Municipal de Ação da Defesa Civil. A primeira etapa do trabalho reuniu uma equipe das secretarias municipais, o prefeito Décio Góes e representantes da Defesa Civil, a fim de explicar como funciona o plano, elaborar estratégias e traçar qual será a linha de atuação em conjunto dessas equipes, sempre com a parceria da comunidade.

Nos próximos dois meses, toda sexta-feira, o técnico operativo da Defesa Civil de Içara Nei Lopes estará no Balneário Rincão para visitar entidades, escolas, igrejas, além das secretarias e departamentos da Prefeitura, para cadastrar uma rede de auxílio a ser acionada em casos de situações de emergência. O objetivo principal do Plano é ser utilizado como uma ferramenta para a gestão de crise, e para isso é preciso fazer um levantamento prévio de áreas e locais de risco presentes no município.

Para o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, é importante haver uma ferramenta de gestão para os momentos de emergência, para que de maneira organizada seja possível não se envolver na crise, mas sim na geração de soluções. Esse também é o pensamento do coordenador municipal da Defesa Civil, Róger Guimarães. “Esse plano de ação é essencial para conhecer as áreas de risco do Rincão, não somente para dar uma resposta em situações de crise, mas também para fornecer ferramentas de prevenção e capacitação às equipes da Prefeitura e da sociedade para o enfrentamento de emergências”, explica Róger.

A Defesa Civil municipal funciona junto à Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente (Rua Jaguaruna, Centro, antiga sub-prefeitura), e também atende a população pelo telefone (48) 8865.4753. Para a Semana Estadual de Ações de Defesa Civil, realizada de 18 a 24 de maio, o órgão planeja algumas ações junto à comunidade, como a consolidação do Conselho Comunitário da Defesa Civil, a realização de palestras e ainda algumas capacitações abertas ao público interessado.