Município decreta luto oficial pela morte de Tina do Mirassol

Balneário Rincão decretou luto oficial de três dias pela morte de Maria Albertina Silvano da Silva nesta sexta-feira. O ato foi assinado no início da tarde pelo prefeito Décio Góes. Tina do Mirassol, como era conhecida, faleceu no final da manhã de hoje, por complicações em uma cirurgia. Ela prestava atendimento à 684 famílias de Barra Velha, Lagoa do Jacaré, Lagoa dos Freitas, Pedreiras, Chico do Poço, Mirassol, entre outras comunidades. O corpo será velado na sede da Associação Beneficente Mulheres Voluntárias do Mirassol, a partir 19 horas. 

“É com grande pesar que recebemos, no dia de hoje, a notícia da perda de uma grande guerreira, defensora dos que ficam à margem da sociedade, mãe dos pobres. Sem ela, o trabalho do Poder Público terá que ser ainda maior. Nosso alento é a semente que ela deixou plantada no coração das voluntárias, de outras pessoas e, especialmente, de sua filha Simara”, ressaltou a Secretária de Assistência Social e primeira dama do Município, Mariza Góes

Querida por toda a população de Balneário Rincão, Tina era conhecida pelas inúmeras ações sociais realizadas. O trabalho mais conhecido, que deu partida a todos os outros, foi o famoso “sopão”, que reunia famílias carentes no local que mais tarde tornou-se uma associação. 

“A Tina foi uma importante líder comunitária dentro da comunidade Mirassol. Suas iniciativas de economia solidária e trabalho social ultrapassaram os limites de Balneário Rincão. Seu exemplo e sua determinação serão seguidos por todos aqueles que querem um Balneário Rincão justo, solidário e fraterno”, disse o prefeito. 

Tina nasceu em 11 de julho de 1962. Era Viúva, natural de Urussanga “Alta”, filha de Conceição Silvino. Ela deixa duas filhas, Cimara Polucena e Tatiane Severino e três netos, Reuel Vieira, Maria Eduarda e Carlos Eduardo.   

Para o líder de governo na Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Pinto, o Pico, a morte de Tina é uma perda irreparável. “Há mortes verdadeiramente irreparáveis. O Rincão perde uma mulher que estava na frente da batalha por famílias carentes. A solidariedade, o amor ao próximo e a extrema dedicação aos desamparados deixam rastros de grande exemplo. Hoje era o dia do Sopão das crianças e suas famílias, que sentirão falta da mãezona Tina”, disse, emocionado, o vereador. 

Ela trabalhou como diarista em mais de 20 casas. Nesta etapa, precisou de ajuda de outras mulheres que a acompanhavam na rotina diária. Incomodada com a situação das companheiras de trabalho, que às vezes não tinham o que comer, Tina resolveu colocar em prática os ensinamento de sua bisavó. Resolveu desenvolver um trabalho social, reunindo as pessoas em volta de uma mesa e saciando a fome daquelas famílias com o famoso “sopão”. Também faziam hortas comunitárias em terrenos cedidos, vendendo temperos aos mercados locais.

O tempo passou e o trabalho social continuou. Atualmente era fundadora-coordenadora da Associação Beneficente Mulheres Voluntárias do Mirassol, desenvolvendo um trabalho fundamental e reconhecido, em auxílio às pessoas carentes.