Campanha contra Influenza inicia hoje no Rincão

A campanha de vacinação contra a H1N1 inicia nesta segunda-feira, dia 4, em todo o país. No Balneário Rincão, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) disponibilizarão as vacinas desde o primeiro dia da campanha, e ficarão abertas das 8 às 17 horas.

“A meta de vacinação do município corresponde a 2.103 doses aplicadas em usuários descritos nos grupos prioritários. A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: a (H1N1), A (H3N2) e B”, explica a secretária de Saúde interina Renata Zaccaron.

A secretária ressalta que o público-alvo compreende crianças que tenham de 6 meses até 5 anos, gestantes, mulheres em até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

No sábado, dia 9, será o dia “D”, onde todas as unidades de saúde disponibilizarão a vacina das 8h às 17h horas. A população pode procurar as ESFs de Pedreiras, Lagoa dos Freitas, Rincão Centro, Rincão Sul e Barra Velha para realizar o procedimento.

Sobre a doença

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que têm distribuição global, e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 5 a 15% da população sejam acometidos.  Neste ano, até o dia 28 de abril, foram confirmados três casos de Influenza no estado, sendo dois pelo vírus A(H3N2) (Araranguá e Jaraguá do Sul) e um pelo vírus B (Florianópolis). Em 2014, Santa Catarina registrou 174 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, dos quais 13 evoluíram para mortes, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive).