Edital Elisabete Anderle contempla três projetos do Rincão

A prefeitura de Balneário Rincão foi contemplada em três projetos no Edital Elisabete Anderle, que tem como principal objetivo o fomento a cultura nos municípios. Ao todo, são R$ 56 mil para colocar em prática os planos aprovados. 

O primeiro deles chama-se “Como nossos avôs?: o encanto e a criatividade de jogos e brincadeiras infantis de antigamente”, e será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação.“Vamos resgatar, registrar, por meio de história oral, e divulgar como eram os jogos das crianças que viviam no Balneário na década de 40 e 70”, informou a historiadora e coordenadora do Museu Igrejinha Nossa Senhora dos Navegantes Elisangela Machieski. 

O segundo projeto, voltado para a área técnica, prevê o registro e catalogação dos documentos disponíveis no Museu. Já o terceiro, chama-se “EscavAção: aprender arqueologia brincando”.

“Este último é uma ação educativa proposta em parceria com o Museu do município. A proposta se constitui na confecção de um sítio arqueológico didático/experimental, com o intuito de proporcionar aos estudantes, de maneira prática, a ampliação de conhecimento na área arqueológica, já que no município existem treze sítios identificados”, explicou a coordenadora. 

De acordo com o diretor de Cultura do município, Reginaldo Vargas, para o dinheiro ser liberado é necessário encaminhar toda a documentação. “Dentro dos próximos dias estaremos enviando todos os documentos solicitados, para então iniciarmos as ações previstas. “Ficamos muito felizes com o resultado, são projetos e planos de trabalho que contribuirão para a valorização da cultura em nosso município”, falou.