Evento reúne sugestões para Conferência Regional dos Direitos dos Idosos

Ocorreu nesta segunda-feira, dia 11, no Auditório Dona Noca, a 1ª Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Habitação.

Com o tema “Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as Idades”, a conferência ouviu as sugestões de líderes dos Grupos de Idosos do município, além de membros da Secretaria de Saúde, de Educação e da Assistência Social. Todas as sugestões foram registradas para serem discutidas na conferência regional, que ocorre na próxima sexta-feira, dia 15, em Criciúma.

“20% da população do Balneário Rincão é idosa e isso reflete nas melhorias que precisamos fazer na saúde, educação e assistência social. Nesses dois anos de mandato procuramos sempre oferecer o melhor para a terceira idade com ações, como as caminhadas orientadas, atendimento prioritário na saúde e exercícios nos centros comunitários, por meio do Clube de Idosos”, destacou o prefeito Décio Góes.

Sugestões são encaminhadas

Foram discutidos quatro eixos de trabalho (gestão, financiamento, participação, e sistema de gerenciamento do Direito da Pessoa Física), abordando as reais necessidades dos moradores dessa faixa etária do Balneário.

“Precisamos garantir recursos junto aos governos estadual e federal, para realizar todos os nossos projetos. Essa etapa de articulação e discussão de ideias é muito importante, pois as ações aqui definidas produzirão resultados por muitos anos. Queremos tornar nossos idosos protagonistas de suas próprias histórias e da história do município”, colocou a secretária de Assistência Social e Habitação Mariza Gyrão Góes.

Entre as sugestões que serão levadas às próximas Conferências estão à captação de recursos para adaptação e melhorias dos Centros da Terceira Idade e para construção de novos Centros nas comunidades que não dispõe de espaço;  Articulação do transporte coletivo interbairros para que todos participem dos grupos; Promoção da intersetorialidade nas ações voltadas para os grupos  (com ações culturais, artísticas e educativas) e o melhoramento dos canais de comunicação para que os idosos fiquem por dentro de todos os seus Direitos.

“Estou muito feliz por estar aqui representando todos os meus amigos. É muito bom aprender e compartilhar ideias, principalmente quando essas ideias são para fazer o bem”, disse a aposentada Áurea Beckauser, de 85 anos, que participa ativamente dos Grupos de Idosos do município e será uma das suplentes de delegada do próximo evento.

Trinta idosos participarão da Conferência de sexta-feira, acompanhados de três delegados da sociedade civil e de dois do poder público. A conferência estadual ocorre em julho e a nacional em outubro.