Visita ao Palácio do Planalto e alternativas para o turismo marcam agenda em Brasília

Em roteiro na Capital, a comitiva de Balneário Rincão esteve na última terça-feira no Palácio do Planalto com a Ministra das Relações  Institucionais Ideli Salvatti e com o gerente regional de Santa Catarina, Maurício Weidgenant, com quem falaram sobre verbas a serem destinadas para municípios novos.  O prefeito Décio Góes agradeceu o apoio da equipe, que auxiliou o Rincão no registro aos órgãos federais.

Durante a manhã, a conversa foi na sede da Caixa Econômica Federal com o Chefe de gabinete da presidência Vânio dos Santos. O assunto adiantou a instalação de um posto de atendimento, que irá anteceder uma agência da Caixa em Balneário Rincão, dentro de um convênio de parceria que está sendo elaborado.

A apresentação oficial do Balneário Rincão a Brasília também antecipou discussões sobre a realização de eventos no município na época de veraneio. A comitiva composta pelos vereadores Luiz Carlos Pinto, Aírton Ferreira, Pedro Lino e Edmilson Braz, além do prefeito, esteve na Secretaria de Eventos, do Ministério do Turismo, onde foram recebidos pelo secretário Vinícius Lummerts.

“Temos o desafio de fazer com que o Rincão se torne modelo em turismo, já que temos essa vocação. Viemos buscar alternativas para a Operação Veraneio, para a temporada 2013/2014”, disse o prefeito. A Festa da Tainha também foi muito bem comentada pelo grupo, que antecipou o pedido de apoio para a edição do próximo ano.

Os técnicos do ministério também participaram da reunião e ouviram o relato sobre as necessidades e vocação do novo Município. Participaram o chefe de gabinete da secretaria, o criciumense Sandro Ricardo Fernandes, o coordenador geral Breno Pockszevnicki e o responsável pelo setor de eventos Bernardo Carlos Soares.

“Precisamos prever os terminais turísticos e trabalhar o nosso resgate histórico. Temos os sambaquis que sãopatrimônio  histórico e podem ser explorados como patrimônio turístico. Necessitamos de parques, vias estruturais e sinalização turística”‘ ressaltou o chefe do Executivo Municipal. A agenda também incluiu visita ao Ministério das Cidades, na Secretaria Nacional de Saneamento e no Congresso Nacional.