Casa do Pescador e Mercado do Peixe discutidos em Brasília

O último dia de roteiro em Brasília, cumprido nesta quinta-feira, serviu para que o prefeito Décio Góes marcasse presença no Ministério da Pesca e Aquicultura, na Secretaria de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura, onde foi recebido pelo titular Americo Tunes e pelo Chefe de Assuntos Estratégicos e Relações Institucionais, Luís Alberto Sabanay.  

A discussão pautou as alternativas para a atividade pesqueira do novo município, incluindo a ampliação da Casa do Pescador, onde funciona atualmente o Centro de Capacitação e a Colônia de Pesca Z-33. O objetivo é construir um segundo pavimento para a implantação de um Restaurante Escola.   

Outra idéia debatida foi a implantação de um Mercado do Peixe, que também funcionaria como um terminal de pesca. “Precisamos ter suporte para a cadeia produtiva da pesca, para armazenar e processar o nosso peixe. Nosso objetivo  é ampliar o consumo de peixe, incluir o pescado na merenda escolar e nos consolidarmos como destino da gastronomia pesqueira da região”, salientou o prefeito. A proposta  de um local onde o pescador poderá limpar e congelar o peixe deverá ser melhor discutida nos próximos dias.   

Durante o roteiro em Brasília, que durou três dias, Décio e os vereadores Luiz Carlos Pinto, Edmilson Braz, Aírton Ferreira e Pedro Lino também percorreram os gabinetes da bancada federal. Estiveram com os deputados Mauro Marianni,  Pedro Uczai, João Pizzolatti, Celso Maldaner, Valdir Colatto, Espiridião Amin, Onofre Agostini e Ronaldo Benedet.   

Também estiveram no gabinete dos parlamentares Carmem Zanotto, Edinho Bez, Jorge Boeira, Rogério Peninha e Luci Choinacki. Para esta última, a comitiva agradeceu a indicação de emenda de R$ 80 mil, que a deputada catarinense fez para o Balneário Rincão, e será apresentado via projeto através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).