Alunos implantam projeto para reutilização da água da chuva

Os alunos do 1° ao 5° ano da Escola Amélia Souza e Silva, na comunidade de Barra Velha, no Balneário Rincão, colocaram em prática mais um projeto que auxilia na proteção dos recursos naturais.  Desde o início do mês, uma caixa de água foi implantada no jardim da escola para captação da água da chuva.  A caixa, que tem capacidade para 500 litros, ficou cheia pela primeira vez esta semana, em virtude das fortes chuvas da semana passada.

Além de ser utilizada para regar as flores e plantas utilizadas para os chás dos alunos, a água também é usada para a limpeza das calçadas e banheiros da instituição. “Os professores de cada disciplina trabalharam o tema água e sustentabilidade em seus planejamentos, inclusive, incentivaram as crianças a levar essa ideia para as suas casas. Em todos os nossos cursos sempre priorizamos a formação de um sujeito transformador, e o primeiro passo para isso é ensinar nossas crianças a cuidar do meio ambiente, reduzindo os impactos e reaproveitando o que for possível”, colocou a gestora escolar Elis Rosana Lima Custódio.

Segundo a profissional, os recursos para a compra da caixa e dos materiais vieram do caixa da Associação de Pais e Professores (APP).  “Nós nos reunimos, e em uma das reuniões falamos do nosso desejo para a diretora da Associação, ela então mobilizou todos os pais que acataram a ideia prontamente”, explicou. Os serviços de instalação foram realizados pela equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura. 

A iniciativa, que já está dando certo, foi conhecida pela secretária interina de Educação Lidiana Santos nesta segunda-feira. “Estaremos incentivando para que isso ocorra em outras unidades escolares em virtude da economia gerada. A sustentabilidade deste projeto traz benefícios não só para a escola, mas também para o meio ambiente”, disse.