Exposição marca abertura da Semana Nacional de Museus

A exposição “O mar está para peixe ou para lixo?” abriu a 13ª Semana Nacional de Museus do Museu Igrejinha Nossa Senhora dos Navegantes, do Balneário Rincão, na noite de segunda-feira, dia 18.

Com o tema “Museus para uma sociedade Sustentável”, o evento, coordenado pelo setor de Cultura do município, abordou os desafios de aliar o desenvolvimento sociocultural ao ambiental, apresentando a palestra “O Ser Humano e o Lixo”, coordenada pelo engenheiro ambiental Paulo Henrique Amboni.

De acordo com o prefeito Décio Góes, uma cidade litorânea não é visitada somente por suas belezas naturais, mas, principalmente, por conta de seu patrimônio cultural e histórico. “Queremos reforçar ainda mais a cultura do nosso povo. Para isso, estamos realizando diversas ações integradas, e em apenas dois anos de gestão organizamos o nosso Sistema de Cultura, dinamizamos o Museu com vários projetos, criamos a Praça da Arqueologia, protegemos Sambaquis, criamos a Casa do Artesanato, propiciamos vários cursos, realizamos mutirões ambientais e estamos construindo o Inventário do nosso Patrimônio Cultural, que será referência para muitas cidades e nos dará condições de repassar a história, tradições e costumes do nosso povo para os alunos, população em geral e visitantes. Também estamos construindo parcerias para um calendário anual de eventos, com atividades culturais – destacando a tradição açoariana, esportivas, recreativas e outras que visam mostrar todo o encanto e potencialidades da nossa cidade”, colocou Góes.

Parcerias

Todas as ações da semana estão sendo realizadas em parceria com a Secretária de Educação, Secretaria de Assistencia Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, Colônia de Pescadores Z-33, Departamento Cultural, com auxílio das demais pastas. Já a exposição, ocorreu junto da Escola Municipal José Reús, do Balneário Rincão. De acordo com a coordenadora do Museu, Elisangela Machieski, ela foi organizada em três momentos. “Primeiro as crianças foram até o mar e fizeram fotografias. Elas receberam dicas por meio de uma oficina com o fotógrafo Diego Biléssimo. A segunda ação consistiu em uma coleta simbólica de lixo na beira da praia. Todos os materiais coletados na orla foram reutilizados pelas artesãs do Rincão para elaboração de novos objetos, na terceira etapa de organização”, explicou.

A abertura do evento contou com a participação dos alunos do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja) do Balneário Rincão.

Programação

Hoje, dia 19, às 18h, o Museu oferece a oficina “Multiplicando o papel”. Dia 20, às 14h, a oficina “Flores do Mar”. Já a exposição “O Mar está para peixe ou para lixo?” pode ser visitada entre os dias 19 e 22, às 17h, no Museu Igrejinha Nossa Senhora das Navegantes. Agendamentos podem ser realizados pelo telefone 3468 4105.