Alunos conhecem projeto de Contenção de Dunas

Na manhã desta quarta-feira, dia 20, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Arroio Rincão visitaram o projeto-piloto de Contenção das Dunas do Balneário Rincão. Acompanhados da professora de geografia Márcia do Nascimento e da equipe da Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, os pequenos tiveram uma aula ar-livre e refletiram sobre os cuidados com a natureza.

“Nosso objetivo é despertar neles esse sentimento e mostrar que devido a ação do homem nosso meio está sendo modificado, por isso são necessárias tomar ações como a implantação do projeto de contenção das dunas”, ressaltou o engenheiro agrônomo da Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente Roberto Ragagnin.

A aluna Micaela dos Santos, de 12 anos, adorou a iniciativa. “As aulas práticas são muito melhores para aprendermos o conteúdo. Além disso, acho muito importante cuidar do meio ambiente. Nós já participamos de outras ações de limpeza da praia e fico feliz de poder colaborar com meu município”, disse a jovem.

A tecnóloga Márcia Fernandes, que também acompanhou os educandos, explicou que as conversas com as crianças são uma maneira muito eficaz de conscientizar toda a família e a comunidade. “Nós estamos cuidando da praia para vocês, agora cabe a cada um levar a ideia para a casa e praticar no dia a dia. Quando estiver na beira da praia, não podemos esquecer de trazer uma sacolinha para o lixo e de explicar para os pais e amigos todas as espécies de fauna e flora que temos aqui no Rincão”, disse aos alunos.

A ação, que partiu da Administração Municipal, será estendida para as demais escolas, e ocorrerá na primeira semana de junho, quando é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente.

Também acompanharam os alunos a gestora da escola Gessi Mezacasa, a estagiária Karina Piucco, o secretário da pasta João Pícollo e a vereadora Maria Canever.

Sobre o projeto

Resultado de um acordo com o Ministério Público Federal, oPlano de Manejo de Contenção de Dunas foi iniciado esta semana com a utilização de uma manta de 90 metros quadrados, feita de palha de fibra de coco, para conter as dunas. “O objetivo é conter o deslocamento da areia, enquanto a vegetação nativa se prolifera. Plantamos espécies como a batateira, capim e junco, que são plantas que resistem a desidratação e a salinidade do ambiente e também alocamos uma barreira feita de bambu para diminuir o vento, permitindo que as mudas se desenvolvam”, explicou o engenheiro agrônomo.