Primeiro Simulado de Preparação para Desastres é realizado no Rincão

As ruas de Balneário Rincão ficaram agitadas na tarde desta sexta-feira. O barulho das sirenes, ecoados em meio a ambulâncias e escoltas policiais anunciaram o primeiro Simulado de Preparação para Desastres do Sul de Santa Catarina.

A equipe da Defesa Civil do Município, simulou uma Central de Gestão de Desastres, onde “recebeu” os chamados e acionou as equipes de resgate. Três cenários foram montados na cidade e a operação durou uma hora e meia, com envolvimento do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil de Santa Catarina, além das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação e o Conseg, que acompanhou os trabalhos.

Uma casa destelhada com duas vítimas, carro atolado em um alagamento, com vítima grávida, e duas famílias retiradas de casas, consideradas áreas de riscos. Esses foram os cenários que mobilizaram três jipes, duas viaturas das polícias militar e civil, uma ambulância do Corpo de Bombeiros, uma  ambulâncias do município, um ônibus da Secretaria de Educação, que transportou as famílias desabrigadas. Essas últimas foram levadas para a Escola Arroio Rincão, que ficou escoltada pela Polícia Militar, enquanto os “desabrigados” ocuparam uma das salas, recebendo atendimento da Assistência Social e da equipe de Saúde. A Policia Civil manteve a ordem do local.

Na outra simulação, a estrutura da Unidade de Saúde do Centro foi usada para o recebimento das “vítimas”. Mais de trinta pessoas receberam treinamento nas simulações. “A grande vantagem que as equipes irão extrair deste pré-treinamento é a capacidade que elas terão de perceber que estão inseridas em algumas áreas de risco,  e quais medidas devem ser tomadas, caso ocorra algum desastre”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, Roger Guimarães.

Depois do evento, toda a equipe se reuniu para avaliar os trabalhos. “Percebemos muito comprometimento e responsabilidade das equipes aqui do Balneário”, disse coordenador regional da Defesa Civil Estadual, Rosinei da Silveira, que também elogiou a iniciativa do Município. “O Rincão é o caçula da região, no que se refere a gestão pública, já que foi criado mais recentemente. No entanto, já está agindo como município de grande porte quando é o primeiro do sul de Santa Catarine a tirar um tempo para se preparar para desastres”, disse.