Fanfarras do Rincão se preparam para o desfile de Sete de Setembro

Às vésperas do desfile em homenagem à Independência do Brasil, no próximo sábado, as escolas da rede Estadual e Municipal de ensino do Balneário Rincão acertam os últimos preparativos para as apresentações das fanfarras. A semana foi de intensificação dos ensaios entre professores e alunos, que se organizam para apresentações que serão exploradas a partir do tema “Construindo um Novo Município, um pedacinho do Brasil”.

O subtema abre espaço para a discussão sobre o resgate da cultura rinconense, bem como a construção do novo Município. Cada escola trabalhará uma parte do Rincão, junto com a história e características do local. “Homenagear a pátria é ao mesmo tempo homenagear o nosso novo município – que é a nossa pátria diária e palpável. Estão todos os setores motivados, vai ser uma bonita manifestação de patriotismo e cidadania”, previu o prefeito Décio Góes.

A concentração ocorrerá em frente ao Auto Posto Atlântico Sul, na Rua Paraná. O desfile seguirá ao longo da rua, em direção ao Calçadão. Conforme a secretária de educação Maria Canever, o primeiro desfile de sete de setembro do Balneário Rincão deverá contar com cerca de mil crianças e adolescentes.

“Teremos o envolvimento de alunos e grupos do município em prol de um objetivo único que é a construção do novo município. As fanfarras têm um papel importante, já que eleva a autoestima dos nossos estudantes e da comunidade, além de explorar o potencial educativo da arte, da música instrumental e da expressão corporal”, enfatizou a secretária.

Além das comunidades, o Executivo e o Legislativo serão homenageados, através da encenação dos alunos. As entidades do município também participarão das apresentações, assim como a banda da igreja Assembleia de Deus. Na escola Estadual Melchíades Bonifácio Espíndola, as crianças passam as semanas ensaiando a ajustando os equipamentos para que tudo fique pronto até o próximo sábado. “Estou me esforçando e dando o melhor de mim para fazer bonito no primeiro desfile de sete de setembro do município”, disse, entusiasmada, a aluna Jéssica Mirian.

As aulas de fanfarra também integram o Projeto Escola Criativa, que leva atividades para crianças e adolescentes no contraturno escolar. Os ensaios acontecem na escola Melchíades  de segunda a sexta-feira, das 17 ás 18 horas.