Projetos intersetoriais são discutidos em Brasília

Cumprindo agenda em Brasília, onde participou da XVIII Marcha dos Prefeitos, o Chefe do Executivo de Balneário Rincão, Décio Góes, esteve no Ministério da Pesca e Aquicultura, onde foi recebido pelo diretor Luiz Sabanay. Acompanhado do secretário municipal de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, João Picollo, Décio solicitou apoio a projetos estratégicos que, segundo ele, farão de Balneário Rincão uma referência náutica e pesqueira do Sul de Santa Catarina. 

Um dos assuntos tratados foi o projeto de desassoreamento da Lagoa de Urussanga velha, incluindo a fixação da barra do Torneiro e viabilização de marinas e terminal de pesca. A Lagoa, que possui uma área de 206 hectares, com sedimentos da indústria cerâmica e da mineração, acumulado nos últimos 50 anos, teve seu estudo técnico apresentado recentemente pela Unesc. Atualmente está sendo executado um plano diretor da área. 

Outra pauta tratada, também importante para o desenvolvimento econômico do município, foi o apoio e formalização da cadeira econômica da pesca, com financiamentos para o setor, como a conclusão do segundo pavimento da Casa do Pescador, onde funcionará um Restaurante Escola, para capacitação da culinária pesqueira. Esse projeto está aprovado pelo Ministério, aguardando apenas a formalização do convênio.  “Nosso objetivo é ser referência na região, em pesca, gastronomia e turismo. A Festa da Tainha é a nossa vitrine, mas precisamos de apoio e ferramentas para tornar esse sonho realidade”, disse o prefeito. 

Projetos de aquicultura, como a criação de peixes em tanque de rede, assim como cursos de profissionalização pesqueira e outros incentivos à gastronomia pesqueira também foram discutidos durante o encontro. Ainda em Brasília, o prefeito também esteve na sede dos Correios, agilizando os trâmites para a instalação de uma agência no Balneário, que deve ser inaugurada entre 2016. O prefeito ainda visitou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério das Comunicações.