Plano Municipal de Educação é apresentado ao Legislativo

Dezesseis metas e 134 estratégias ficaram elencadas do Plano Municipal de Educação (PME) de Balneário Rincão, apresentado na noite desta quinta-feira aos vereadores. Agora os legisladores têm até o próximo dia 20 de junho para analisar e aprovar o PME. Após essa etapa, autoridades e sociedade devem definir a composição do Fórum Municipal de Educação. 

“Nosso objetivo é que o PME sirva como uma bússola para direcionar os governantes no que se refere a educação”, resumiu o professor de educação física Artur Gomes, que faz parte da equipe técnica que elaborou o PME. 

O plano apresentado nesta noite foi construído durante os últimos cinco meses, através de oito audiências públicas, realidades nas comunidades do município, e uma conferência municipal. Mais de 300 pessoas tiveram envolvimento direto nesta elaboração, incluindo a Administração Municipal, profissionais da educação, associações de moradores e entidades. 

“Hoje entregamos oficialmente o PME para o Legislativo, que significa um marco histórico, pois foi construído depois de muito estudo e em parceria  com a comunidade escolar e todos os segmentos do município. O plano nos dá a direção que devemos seguir pelos próximos nove anos, para a construção de uma educação de qualidade”, disse a secretária de educação do Município, Lidiana Santos, solicitando, no final da fala, agilidade dos vereadores para a aprovação do PME em tempo hábil. 

Das metas e estratégias detalhadas, a gestão democrática, eleição para os diretores das escolas e utilização de 30% da arrecadação na educação tiveram destaque, assim como a valorização salarial dos profissionais da educação. Conforme Artur, a estratégia chave do PME é que, em até dois anos, todas as escolas e Centros de Educação Infantil tenham uma sala de leitura.