“Cidades Sustentáveis” pautam Semana do Meio Ambiente

Três dias voltados para a conscientização e cuidados com a natureza. Assim está sendo a Semana Internacional do Meio Ambiente, que iniciou hoje, dia 2, em Balneário Rincão.  Organizada pela Secretária de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, o evento contemplará escolas e a comunidade.

“A secretaria trabalha questões que envolvem a educação ambiental nas escolas, com temas voltados para a coleta seletiva, horta comunitária, e o projeto inovador de contenção das dunas, além da fiscalização executada com a equipe do meio ambiente”, explicou o engenheiro agrônomo Roberto Ragagnin.

Além disso, a Administração está desenvolvendo, junto da sociedade, o Plano de Saneamento Básico e de Gerenciamento de Resíduos, que tem como objetivo tornar o Balneário ainda melhor para se viver. “Todos esses projetos que estão sendo implementados caminham em direção ao Programa “Cidades Sustentáveis”, que tem como objetivo mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Por isso nossa Semana também terá este nome, em alusão à organização”, ressaltou o diretor de Meio Ambiente Roger Guimarães.

No decorrer do evento, os alunos das escolas do Balneário Rincão terão palestras com a equipe do departamento de Meio Ambiente. Hoje, terça-feira, foi a vez da Escola Arroio Rincão, às 10h. Às 14h, a conversa foi na comunidade de Lagoa dos Freitas, e às 16h, na Barra Velha.

Já na quarta-feira, dia 3, às 11h, acontece o ato de liberação da licença para limpeza da Lagoa do Rincão. Na quinta-feira, devido ao feriado, não haverá atividades. Entretanto, na sexta-feira, dia 5, às 7h30, ocorre a limpeza dos sambaquis do Balneário. “Essa será uma ação que ocorrerá em parceria com a secretária de Obras e com a comunidade em geral”, pontuou Guimarães.