Equipe realiza limpeza na Lagoa do Rincão

A licença para limpeza da Lagoa do Rincão foi liberada nesta quarta-feira, dia 3. “A Fatma nos concedeu o documento autorizando a limpeza do local. Devido ao mato existente, a lagoa não estava mais escoando a água e os canais estavam bloqueados. Todo o processo será realizado pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, sob orientação do setor ambiental”, explicou o diretor de Meio Ambiente Roger Guimarães.  

A expectativa é que o trabalho para remoção dos lixos e aguapés dure cerca de 20 dias. “As plantas da lagoa filtram as impurezas da água, no entanto, quando elas se decompõe e permanecem no fundo da lagoa, acabam soltando na água novamente toda a sujeira que haviam removido, por isso é necessário realizar esse trabalho”, ressaltou o engenheiro ambiental Paulo Amboni. 

Toda a limpeza será manual, para não degradar o local. “Utilizaremos um gancho que será alocado na borda, para puxar todas as plantas. Já para a remoção dos lixos, faremos o trabalho com o auxílio de uma canoa”, informou Guimarães. A ação faz parte da Semana Internacional do Meio Ambiente de Balneário Rincão.  

Instalação de tanques de pesca  

Ainda nesta quarta-feira, foi realizada, na Casa do Pescador, uma reunião com o superintendente regional do Ministério da Pesca Horst Doering, onde foram discutidos todos os trâmites para a instalação de tanques de pesca em rede na Lagoa que passará pela limpeza.   Participaram da reunião membros da Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente e da Colônia de Pescadores Z-33.