Rincão inicia processo para certificado Bandeira Azul

A Administração Municipal de Balneário Rincão deu o primeiro passo para conquistar a certificação internacional Bandeira Azul. O selo, que tem reconhecimento internacional, é concedido a praias e marinas que atendam a uma série de critérios de qualidade e segurança. O prefeito Décio Goes conversou, no Gabinete, com a coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, com o objetivo de incluir o hasteamento da bandeira no planejamento estratégico do município.

A reunião teve a participação de representantes do GT Náutico do município e membros do Departamento de Meio Ambiente. No primeiro contato, ficou estabelecido que o instituto  fará uma avaliação das necessidades do município. A representante também aproveitou para conhecer a Região dos Lagos e a praia. “Eles vão nos orientar sobre a qualidade das condições de balneabilidade e infraestrutura necessários para receber a certificação nacional do programa Bandeira Azul”, explicou o prefeito Décio Góes. As medidas exigidas serão discutidas nas reuniões do Plano Diretor, Plano de Saneamento, Projeto Orla e demais projetos estratégicos. “Queremos preparar o Rincão para, quem sabe, no futuro, possamos ter essa certificação nacional”, disse, ainda, o prefeito.

“Este é um momento muito importante para o município estabelecer que tipo de desenvolvimento pretende. A inclusão dos critérios Bandeira Azul no seu planejamento estratégico demonstra a intenção em garantir desenvolvimento com base em modelos de excelência e sustentabilidade”, comenta Leana.

A proposta com a Bandeira Azul é resgatar o orgulho da população que vai desfrutar de um ambiente de qualidade e atrair mais turistas, gerando emprego e renda para Balneário Rincão. O certificado é reconhecido em todo o mundo. Com o selo, são obtidos ganhos para os moradores, comércio local e entorno, além de incentivo a educação ambiental.

O que é o programa Bandeira Azul?

O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. Teve início em 1987 na Europa (no Brasil à partir de 2004) e é aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas, sendo necessário a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da Sociedade Civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que podem colaborar na implantação e efetivação do Programa. A certificação Bandeira Azul será sempre outorgada à municipalidade onde se localiza a praia que cumpra todos os critérios. O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional: a Bandeira Azul. Obter a Bandeira é uma grande responsabilidade que deve ser traduzida em mudança de comportamento e gestão responsável; hastear a bandeira é somente o início deste processo de mudança.