Balneário Rincão reativa Conseg e define direção provisória

Desativado desde 2011, o Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) do Balneário Rincão teve as discussões retomadas na noite desta quarta-feira. Lideranças comunitárias e autoridades policiais e do Governo Municipal se reuniram no Centro Comunitário do Centro, onde assistiram a uma palestra sobre Segurança Comunitária, ministrada pela Gerente de Ações Institucionais da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Vanessa de Oliveira Corbari. Após a explanação, a comunidade definiu a diretoria provisória que representará o Conseg até março do próximo ano, quando uma eleição será realizada para definir os nomes que representarão a diretoria nos próximos dois anos.

A composição definida através de consenso deu o cargo de presidente ao morador da comunidade de Lagoa dos Esteves, Bataclan Carpes, de vice-presidente a Valmir da Silva, além do Primeiro Secretário, que ficou com Ana Carolina Fernandes Pacheco e Segundo Secretário, com Elenice Terezinha Souza.

Presente no encontro, o prefeito Décio Góes informou que entregou um dossiê ao governador Raimundo Colombo no início do ano, dando ênfase a insegurança amargada pelos moradores. Ele lembrou que os investimentos neste setor dependem do estado, mas que a população precisa fazer a sua parte, através do Conseg. “Se não tivermos um conselho de segurança atuante não estaremos dando ao Estado o recado de que a segurança nos preocupa. Precisamos abastecer o estado com essas informações. O Conseg tem a mesma importância que os conselhos municipais das diversas políticas públicas”, enalteceu o prefeito.
A delegada falou sobre a necessidade da construção de um regimento interno, bem como do termo de adesão ao serviço voluntário, atas e livro de presença. Também ressaltou que o Conseg é uma parceria com seis grandes grupos: organismos policiais, cidadão comum que resida ou trabalhe na comunidade, autoridades governamentais, organizações não governamentais, empresários e imprensa. “Os representantes terão que elencar as prioridades. Depois definir o que será trabalhado até o mês de março”, propôs.

Durante a conversa, Vanessa também esclareceu que o Conseg não se restringe a um grupo responsável por fazer denúncias. “As denúncias serão depositadas nas urnas que a Secretaria de Segurança irá disponibilizar. Quanto menos denúncias o Conseg receber, melhor. Esse trabalho fica para as autoridades policiais”, explicou, enfatizando que o dever do Conseg é discutir as políticas preventivas de segurança, aproximar e integrar a polícia e a população, encaminhar coletivamente as denúncias e desenvolver campanhas educativas.

Também ficou definida a representação da Diretoria Social, composta por Francisco Matias, João Raupp, Geive Lopes e Lourival Vargas, e da Diretoria Anti-Drogas, com Gilberto Taraskevicius e Maria Canever da Silva. Na Comissão de Ética os nomes definidos foram o de Osana de Oliveira Gonçalves, José Salésio Eufrázio e Juceli Eufrázio. Como membro nato da Polícia Civil, ficou a agente policial Rosane Mara Jacques Zanetti, e da Polícia Militar o sargento Romelano Onofre

Participaram do encontro o vice-prefeito Olírio José Lino, os vereadores João Picollo, Amauri Viana e José Eloir do Nascimento. Das autoridades policiais, participou o agente de Polícia Civil, responsável delegacia do Rincão, Leandro Ribeiro Klug, o Terceiro Sargento, Comandante do Grupamento da Polícia Militar do Balneário Rincão, Romelano Onofre e o coordenador dos Consegs da sexta região, Francis Carlos Mezzari.