Concurso cultural abre 21ª Festa da Tainha

O pontapé da21ªFesta da Tainha será dado no dia 2 de julho, às 18h30, no Restaurante do Mirante de Balneário Rincão. Nesse dia, será eleita a corte – rainha e princesas – que representarão o município na maior festa de gastronomia pesqueira da região, que ocorre nos dias 17, 18 e 19 de julho, no Parque de Eventos, na beira-mar do Rincão. As inscrições já estão abertas e são gratuitas, podendo ser feitas de segunda a sexta-feira, até o dia 25 de junho, das 13h às 19h, na Secretaria de Esporte e Turismo, Casa Amarela, ao lado da Prefeitura.

“O concurso tem o objetivo de estimular a participação de todos nos festejos étnico-culturais do município, expondo as características de sua cultura, história e tradição, bem como escolher as melhores representantes da beleza rinconense”, ressaltou a secretária de Assistência Social Mariza Gyrão Góes, que faz parte da Comissão Organizadora.

Os requisitos para participar do concurso são: ter idade entre 14 e 22 anos, ser solteira, residir ou ter família em Balneário Rincão, conhecer a história do município, suas origens, costumes, festas e tradições, especialmente a Festa da Tainha.  “Caso eleitas, elas deverão participar de tudo que envolva a divulgação da Festa da Tainha, e ter disponibilidade para participar de todos os eventos para os quais forem convidadas pela Comissão Organizadora, no município ou região, até a próxima escolha”, completou Mariza. Maiores informações podem ser esclarecidas pelo telefone 3468 4096.

“Esquenta”

No dia 27 de junho, no Calçadão de Balneário Rincão, ocorrerá o 1º “Esquenta” para a Festa da Tainha. “Nesse dia nós teremos o lançamento da Feira da Agricultura Familiar e da Pesca, e também comemoraremos o Dia do Pescador, que é dia 29”, explicou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e   Pesca, João Picollo.

O evento inicia às 8h e segue até às 16h, no mesmo local onde eram realizados os eventos do Calçadão Cultural. No local, será comercializado almoço com tainha assada na taquara, acompanhada de arroz, pirão e salada. O “Esquenta” está sendo promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca,  em parceria Colônia de Pescadores Z 33.