Gastronomia da Festa da Tainha: opções para todos os gostos e bolsos

Tainha na taquara, grelhada e espalmada ao molho branco com alcaparras e champignon. Esses e outros pratos pesqueiros – bonitos e apetitosos- serão servidos na 21ª Festa da Tainha. A nove dias do maior evento da gastronomia pesqueira da região sul, a preparação já começou e segue a todo vapor. 

Ao todo, serão oito restaurantes que apresentarão a tainha grelhada, frita, assada e com vários acompanhamentos. “A tainha é o carro-chefe da festa e todos os restaurantes estão trabalhando para oferecer pratos diferenciados aos visitantes”, ressaltou o diretor de Cultura Reginaldo Vargas. Na sexta-feira, dia 17, primeiro dia do evento, apenas um restaurante estará servindo almoço. Às 18h, quando ocorre a abertura oficial da Festa, todos estarão abertos esperando os convidados. No sábado e no domingo, a abertura ocorre às 10h, sem hora para fechar.

Cardápios

A Colônia de Pescadores Z-33 estará ofertando a já tradicional Tainha na Taquara.  O Restaurante Pedro Luiz, venderá Tainha Assada e Escalada e porções de camarão á milanesa, iscas e bolinhos de peixe, casquinhas de siri e batatas-fritas.

Já a Cooperativa de Pescadores do Balneário, formada no final de 2014, estará participando da primeira vez do evento. O prato principal será Tainha Grelhada, com e sem Ovas. “Serviremos ainda risoto de camarão e petiscos como ostra gratinada, bolinhos de camarão, pastéis, postas de peixe fritas e os famosos espetinhos de camarão”, adiantou o secretário Fábio Freitas.

O Restaurante Rincão Paradise servirá Postas de Tainha Frita, Filé de Tainha ao Molho de Camarão e ainda Tábua de Frutos do Mar. “A tábua de frutos do mar reúne todos os tipos de peixe, camarão, lula e é um dos pratos que mais tem saída”, explicou uma das sócias-proprietárias Franciele Pícolo. O Restaurante também comercializará  espetinhos de camarão, mexilhão e bolinhos de siri.

Outra novidade de 2015 é a Tainha Espalmada ao Molho Branco com Champignon e Alcaparras, que será preparada pelo chefe Allê, do Restaurante Deny Fera.

Todos os pratos de tainha vêm acompanhados de arroz, pirão e saladas.

Brinde

Os consumidores que adquirirem qualquer prato nos restaurantes da Festa da Tainha ganharão um vale-visita na Plataforma EntreMares, na Zona Norte do Rincão. “É uma forma de valorizar nossos pontos turísticos e propiciar que as pessoas conheçam nosso município”, disse Vargas. Os pratos variam de R$ 15,00 a R$ 55,00.