Projeto de desassoreamento é apresentado ao Comitê do Rio Urussanga

Com o objetivo de divulgar o projeto e obter o apoio necessário para viabilizá-lo, o prefeito Décio Góes esteve na tarde desta segunda-feira, dia 13, em Urussanga, apresentando o Projeto de Desassoreamento da Lagoa de Urussanga Velha, na 31ª Assembleia Geral Extraordinária do Comitê da Bacia do Rio Urussanga.

Na ocasião, Góes elencou todas as etapas do Plano, que ainda está em fase inicial e tem como objetivo a revitalização da Lagoa da Urussanga Velha, visando o seu desassoreamento e o desenvolvimento de atividades náuticas com fixação da Barra do Torneiro. “É um projeto de longo prazo que precisa do apoio de toda a comunidade, direta e indiretamente, por isso é de vital importância que os membros do Comitê conheçam todos os detalhes para contribuir no que for necessário”, salientou o prefeito.

Além de disciplinar a ocupação sustentável do entorno da lagoa, o projeto ainda prevê a instalação de marina, de um terminal pesqueiro e pretende ainda, desenvolver a capacidade de produção da lagoa. “São ações a longo prazo que se tornarão um novo marco de desenvolvimento do município, consagrando-o como uma instância de turismo, lazer e recreação da região sul catarinense”, ressaltou Góes. Em breve o projeto também será apresentado para outros órgãos como o Ibama, Fatma e Capitânia dos Portos. Acompanharam o prefeito o representante do Grupo de Trabalho Náutico Henrique Mendonça e os representantes da Administração no Comitê do Rio Urussanga, o diretor de Meio Ambiente Roger Guimarães, o secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente João Pícollo e o engenheiro agrônomo Roberto Ragagnin.