Última audiência do Plano de Saneamento Básico contempla Bairro Pedreiras

A noite desta quinta-feira, dia 23, foi destinada para ouvir os moradores da comunidade de Pedreiras, no Balneário Rincão, para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do novo município, que está sendo criado junto da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Conforme o engenheiro Civil da prefeitura, Marcelo Santa Helena Gomes, todas as comunidades do município foram alcançadas no que diz respeito a participação popular.  “Esta é a quarta reunião. Todas as comunidades deram suas sugestões e relataram os problemas locais. Após analisá-los, vamos apresentar diagnósticos para mostrar como eles podem ser resolvidos”, falou.

Segundo o engenheiro, os principais problemas apontados pela população são a falta de coleta seletiva de residuos sólidos, a inexistência de tratamento de esgoto e a pouca declividade, o que dificulta as obras de drenagem pluvial.  Em setembro, um novo ciclo de audiências será agendado, em cada comunidade, para a explanação das metas e resoluções de cada questão. “Após essa etapa, o Plano será entregue para a Administração Municipal, que deve aprovar o documento, antes do mesmo ser encaminhado para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa)”, explicou.

Até o dia 30 de novembro, a Funasa deve receber o Plano e, após aprovação do órgão, as metas e ações do documento serão colocadas em práticas no novo município.