Alunos da Unesc vivenciam o SUS do Balneário Rincão

Cinco dias de experiências e atividades para conhecer a realidade da Saúde Pública. Assim ocorreu a vivência da equipe de profissionais e estudantes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) que estiveram em todas as Unidades da Secretária de Saúde do Balneário Rincão esta semana.

O Programa “Viver Sus”, desenvolvido pelo Governo Federal, é levado pela Unesc para vários municípios do Sul do estado. “Todas as atividades foram supervisionadas por uma professora. Foi uma experiência enriquecedora, principalmente, pelas novidades e dicas trazidas por esses jovens profissionais e estudantes”, disse o coordenador da Atenção à Saúde, Cláudio Alex Sipriano.

Duas profissionais residentes, uma dentista e uma enfermeira, e três acadêmicos, de educação física, nutrição e psicologia, desenvolveram as oficinas e atividades no decorrer da semana.Conforme a acadêmica de nutrição Luana Stanger, a saúde pública do novo município é organizada e eficiente. “Todos os profissionais da Secretaria seguem os procedimentos corretos e são extremamente organizados. Foi muito bom acompanhar a realidade de cada um e, principalmente, a troca de experiências”, garantiu.

Nesta sexta-feira, 24, último dia de vivência, o grupo realizou uma manhã diferente na Academia de Saúde, realizando diversos procedimentos, como aferição de pressão, exercícios físicos, testes rápidos e mini-palestras. A tarde, durante o encerramento, o prefeito Décio Góes recebeu o relatório geral das atividades da equipe, além das sugestões de melhorias. “Agradecemos todo o apoio e dedicação, principalmente ao aprendizado proporcionado a toda equipe do município”, disse o prefeito, colocando-se a disposição para novos desafios.