1ª Conferência Municipal da Assistência Social reúne 130 pessoas

Um espaço para a participação popular, debates e para definir um futuro ainda melhor para o Balneário Rincão. Assim foi a 1ª Conferência Municipal da Assistência Social do município, que ocorreu nesta sexta-feira, dia 7, no Rincão Praia Clube.

Com o tema “Consolidar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) de Vez Rumo a 2026”, os debates estão ocorrendo em todos os municípios brasileiros. Em todas as pré-conferências realizadas antes da Conferência Municipal, o público foi dividido em grupos, para elencar, com o auxílio da equipe da secretaria de Assistência Social, as principais reivindicações de cada comunidade.

Conforme a secretária de Assistência Social Mariza Gyrão Góes, o público de 130 pessoas presente na Conferência foi maior que nas cidades vizinhas com mais habitantes, por exemplo. “Ficamos muito felizes com a participação de toda a sociedade civil e entidades, principalmente pelo empenho em decidir o que é melhor para nosso município”, disse. Todas as propostas definidas nesta sexta-feira serão encaminhadas para a Conferência Estadual, que ocorre nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro em Florianópolis. Quatro delegados eleitos nesta sexta-feira, representarão o município no evento.

“Todas as propostas são significativas, mas nossa meta maior é buscar os recursos necessários para a construção de um Centro de Convivência para a Terceira Idade, também passível de utilização para os jovens, que hoje não dispõe de nenhum espaço para lazer”, ressaltou a secretária. O evento contou com a participação do prefeito, secretários, vereadores, Clube de Mães e Idosos e entidades do município. O deputado estadual Dirceu Dresch, que estava em visita no município, também prestigiou o evento.