Sebrae capacita professores do Rincão para ensinarem empreendedorismo

Com o objetivo de desenvolver habilidades que despertem nos alunos o espírito empreendedor, o Sebrae deu início, na manhã desta segunda-feira, ao Programa de Capacitação de Professores Jovens Empreendedores: Primeiros Passos. O curso será ministrado durante toda a semana na Escola Arroio Rincão e conta com a participação de 40 professores. Depois da capacitação, os professores incluirão o conteúdo nas disciplinas das crianças. Cada turma trabalhará um tema voltado para o empreendedorismo.

Durante o início desta manhã, representantes do Sebrae abriram oficialmente o curso com a presença do prefeito Décio Góes. “Todos os países, estados e municípios que se destacam, são resultados de investimento em educação. Temos que quebrar a cultura da informalidade aqui no nosso Município. O curso dará noção de empreendedorismo para que os nossos jovens tenham iniciativa e, no futuro, venham contribuir com o desenvolvimento da cidade”, disse o prefeito.

O Sebrae foi representado pelo analista da agência do Sebrae de Tubarão, Altair Lucinio Fiamocini , que também falou da importância do curso para os municípios. Para a secretária de educação, Maria Canever, o curso é baseado numa educação inovadora, para a formação dos professores.

“Queremos, através do curso, desenvolver disciplinas que despertem habilidades empreendedoras. Também envolveremos a participação das famílias”, revelou a secretária. Os professores foram orientados pela instrutora do Sebrae Berenice Almeida. Na primeira aula, eles receberam conceitos do que é ser uma pessoa empreendedora. Durante a semana os temas de todos as turmas serão trabalhados e finalizados com uma oficina. O primeiro ano receberá o tema “Mundo das ervas aromáticas”, seguido do segundo com o assunto “temperos naturais”. O terceiro, quarto e quinto trabalharão “Oficina dos brinquedos ecológicos”, “locadora de produtos” e “sabores e cores”, respectivamente.

“O objetivo é que o professor compreenda e vivencie o conteúdo e a metodologia do programa de capacitação”, explica a instrutora.