“Natal Rincão Sustentável” é lançado em parceria com Escolas e Clubes de Mães e Idosos

A sustentabilidade pauta todas as ações realizadas na Administração de Balneário Rincão. A quatro meses do Natal, o Departamento de Meio Ambiente lançou na tarde desta quinta-feira, dia 13, a Campanha “Natal Rincão Sustentável”, que terá como foco a reutilização de materiais recicláveis para a elaboração de enfeites natalinos.

Conforme o diretor de Meio Ambiente Roger Guimarães, a Campanha contemplará as escolas, que participarão de uma gincana para arrecadação de materiais como garrafas pet, latinhas, copos e descartáveis em geral. “Estamos passando em todas as escolas da rede municipal e estadual orientando os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente e da reciclagem. Para instigá-los, além da orientação, vamos premiar as instituições que mais recolherem materiais com um micro-computador para o primeiro lugar, impressora para o segundo e uma coleção de livros sobre ecologia para o terceiro lugar”, explicou.

As responsáveis pelas confecções das guirlandas, anjos e árvores serão as mulheres que fazem parte dos Clubes de Mães e Idosos do município. A parceria foi firmada na tarde de hoje, junto da secretária de Assistência Social Mariza Gyrão Góes, e das coordenadoras dos Clubes. “Queremos embelezar ainda mais nossa cidade. Se todos os Clubes se dedicarem, faremos um lindo trabalho e traremos ainda mais turistas para nosso Balneário”, falou a aposentada Marlene da Silva Pescador, do Clube de Idosos Mensageiros da Amizade.

Organização

Todo o processo de triagem e recebimento de materiais será realizado pela equipe de Meio Ambiente. “Semanalmente, nossa equipe passará nas escolas recolhendo os materiais. A classificação do colégio vencedor será pela quantidade de materiais arrecadados, dividido pelo número de alunos de cada escola”, ressaltou Guimarães.

Os participantes dos Clubes também ganharão brindes e passarão por oficinas, coordenadas pelo setor ambiental, para orientações sobre como confeccionar os enfeites. “Nosso maior reconhecimento será deixar a cidade ainda mais bonita, e permitir que as crianças vejam os materiais que elas coletaram transformados em obras de arte, para que sintam ainda mais orgulho do seu gesto”, ressaltou a secretária de Assistência Social Mariza Gyrão Góes.