Segunda etapa do projeto de Contenção de Dunas é concluída

Foi realizada esta semana a segunda etapa do Projeto de Fixação de Dunas Frontais do Balneário Rincão. As ações, realizadas pela equipe do Departamento de Meio Ambiente, têm como objetivo conter o avanço da areia nas dunas.

De acordo com o diretor da pasta, Roger Guimarães, uma manta de palha de fibra de côco de 100 metros foi colocada sob as dunas. “O objetivo é conter o deslocamento da areia, enquanto a vegetação nativa se prolifera. Somente esta semana o deslocamento da areia já havia encoberto a passarela. Para auxiliar, nossa equipe também fixou uma cerca de bambus e retirou todo o excesso de areia facilitando a passagem de pedestres”, explicou. Além disso, para auxiliar no processo, espécies que resistem a desidratação e a salinidade do ambiente foram plantadas no local.

Resultado de um acordo com o Ministério Público Federal, o Plano de Manejo de Contenção de Dunas foi iniciado em maio. O local onde foi realizado a segunda etapa, fica em frente a antiga New York no Centro do município.