Campanha de Vacinação contra pólio deve atingir 700 no Rincão

A vacina oral contra paralisia infantil deu ponta pé com saldo positivo em Balneário Rincão. O dia “D” foi realizado em todo o Brasil neste sábado, dia 15. No município, cinco  Estratégias de Saúde da Família (ESFs) abriram suas portas das 8h às 17h para vacinar as crianças de 6 meses a 5 anos.

A meta é vacinar 700 crianças de todo o município, segundo a Secretaria de Saúde. As Unidades de Saúde da Zona Sul, Barra Velha, Centro, Lagoa dos Freitas e Pedreiras estarão recebendo as crianças. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Cardoso, a vacinação é um importante aliado no crescimento. “Com a vacina, as crianças são protegidas contra o vírus da poliomielite, que causa a paralisia infantil”, disse.

Foram realizadas 350 vacinas durante todo o sábado no Balneário. A campanha contra a poliomielite continua em todos as Unidades de Saúde até dia 31 de agosto.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

Vacinas atrasadas também podem ser feitas nas unidades

As crianças que estão com alguma vacina atrasada devem procurar a unidade de saúde mais próxima.  Ainda de acordo com a coordenadora Juliana,  os pais devem colocar a vacinação. “Os pais podem nos procurar para colocar as vacinas em dia, é um processo simples e rápido”, finalizou.  Em caso de duvidas, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.