Negociação para instalação das câmeras de segurança evolui

Mais um passo para a instalação das câmeras de segurança no Balneário Rincão foi dado nesta quarta-feira, dia 19, no 6º Batalhão da Polícia Militar, em Criciúma. O prefeito Décio Góes foi recebido pelo coronel da Reserva de Florianópolis Vânio Dalmarco, coordenador do Projeto Bem-te-vi Segurança por Videomonitoramento, que compreendeu as peculiaridades do novo município e se comprometeu a ajudar.

Acompanhado dos vereadores Edmilson Braz e Lidiana Santos e do presidente do Conseg Gilberto Taraskevicius, o prefeito falou da segurança pública do município, da importância das câmeras de vigilância e das dificuldades para implantá-las.  “Estamos há um tempo conversando e encontramos uma série de burocracias por sermos um município novo. A novidade é que a proposta de centralizar os equipamentos em Içara foi atendida. Agora encaminharemos um ofício com nova proposta de parceria a fim de firmarmos o contrato definitivamente”, colocou.

O coronel Dalmarca ressaltou que, para que convênio seja firmado, é necessário uma contrapartida de R$ 108 mil do município e a mesma quantia do Estado. “Nós instalamos os equipamentos, um ano após o convênio assinado, os custos da manutenção são assumidos pelo município”, explicou.

Vários municípios têm encontrado formas de ajuda da sociedade. No Balneário Rincão, a Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) e o Conseg realizaram no último domingo a “Paella Beneficente” para a compra de câmeras de vigilância ou para manutenção do sistema. “Com o dinheiro arrecadado providenciaremos as câmeras, caso o coronel aprove as especificações técnicas, iremos efetuar a compra, até que as do Projeto Bem-te-vi cheguem”, adiantou Taraskevicius.

Participaram da audiência o coronel Lênio Espindola, tenente-coronel Alfredo Nelson, tenente-coronel Evandro Fraga, major Emerson Fernandes, tenente Anderson Galdino Torres, major André Melo e o coronel da Reserva Valter Cimolim.