Brincadeiras e tradição na Primeira Semana Farroupilha do Rincão

O final de semana será de resgate à tradição gaúcha em Balneário Rincão. As comemorações da Semana Farroupilha, realizadas pela primeira vez no município, começam nesta sexta-feira, dia 18, às 17h, com cavalgada saindo do Centro da Cidade até o Parque de Eventos da Festa da Tainha, onde será realizada a Festa.

Conforme um dos organizadores, Edson Cechinel, a iniciativa surgiu do grupo de amigos que se reúne nos eventos tradicionalistas da região. “Temos uma equipe de 50 membros, que está sempre nos rodeios e nas Festas Campeiras. Como forma de prestigiar ainda mais nosso município, pensamos em trazer essa tradição para os rinconeneses”, colocou.

Brincadeiras como vaca mecânica, narração de contos e apresentações artísticas pautarão as tardes e noites do evento. Já as inscrições para as provas de argola e de rédeas, serão realizadas no local do evento, no sábado e domingo, às 9h30. “Teremos premiação com troféus para o primeiro e segundo lugar como forma de reconhecimento, pois não queremos fazer competição, o objetivo é integrar todos os amigos”, ressaltou.

A Administração Municipal apoia o evento que, de acordo o prefeito Olírio José Lino, resgata um momento importante da história. “A nossa intenção é envolver os grupos gaúchos e simpatizantes para que possam conhecer mais sobre a cultura e para que passem a admirá-la”, disse.

Confira a programação oficial:

Sexta-feira – 18/09

17h – Abertura com desfile pelo Centro da Cidade e hasteamento das bandeiras  no Parque da Festa da Tainha;

18h- Fogo de chão com carreteiro, cavaleiros e lideranças;

19h- Contação de contos e causas, mateada e apresentação de dança do grupo Zuleide Casagrande;

Sábado – 19/09

9h30 – Prova de Rédea