Setembro Amarelo alerta para casos de suicídios no Rincão

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 16, uma palestra para a prevenção do suicídio, que fez parte da campanha Setembro Amarelo. Aproximadamente 60 pessoas participaram  do evento, que aconteceu no Centro Comunitário central e teve como objetivo orientar as pessoas sobre o assunto. A Associação Internacional de Prevenção do Suicídio criou a campanha do Setembro Amarelo para discutir o assunto e divulgar ações preventivas.

A Secretária de Saúde, Renata Zaccaron, falou sobre a importância da realização da palestra. “É um evento que pretende orientar as pessoas sobre como agir em casos que podem acontecer próximo a elas”, afirmou. Segundo o Ambulatório de Saúde Mental do Município, nos últimos três anos foram registrados 22 casos de suicídio no Rincão.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Mariza Gyrão Góes, a palestra teve o intuito de alertar as pessoas sobre os sintomas que podem levar ao suicídio. “É um trabalho importante para que os participantes saibam como agir quando se deparam com pessoas que pensam em cometer suicídio: elas precisam de todo apoio possível”, disse.

O palestrante Paulo José Borges, alertou sobre os números de suicídios no Brasil. “A cada 45 minutos, uma pessoa comete suicídio no país e cerca de 12 mil pessoas cometeram suicídio em 2014. São números preocupantes e queremos orientar as pessoas para a diminuição desses casos”, falou Paulo.

O evento foi idealizado pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), recém criado no Balneário Rincão. De acordo com o presidente Gian Nascimento, a orientação é o primeiro passo para evitar esse tipo de situação. “Nosso objetivo é ajudar as pessoas que passam por situações difíceis em sua vida. Muitas vezes estas pessoas não têm orientações e acabam cometendo o suicídio, queremos propor outros caminhos”, disse.

A palestra ainda contou com ginástica, apresentação de trabalhos realizados pelo grupo de saúde mental do município e com um coffee-break distribuído aos presentes.

Idosos se reúnem para trocar experiências

O grupo Mensageiros da Amizade do Balneário Rincão, que faz trabalhos para integrar os idosos do município, também participou do evento. Segundo a presidente Damaris Taraskevicius, os encontros são feitos com muitas atividades. “Temos um grupo forte onde realizamos atividades que integram as pessoas e fazem com que elas façam novas amizade. Ainda segundo Damaris, esses encontros também tem relação com a diminuição dos números de suicídios. “Programas de integração tem de a fazer com que as pessoas se envolvam e não se sintam sozinhas, fazendo com que elas participem e sejam mais felizes”, finalizou.