Encontro em Pedreiras apresenta metas do Plano de Saneamento

Representantes de seis comunidades de Balneário Rincão conheceram na noite desta terca-feira, 29, algumas das metas do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O encontro reuniu cerca de 20 pessoas, envolvendo moradores de Pedreiras, Urussanga Velha, Terra Firme, Rincão Novo, Lagoa do Faxinal e Lagoa dos Esteves.

Além da equipe técnica do plano, formada por profissionais da Administração Municipal e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), o prefeito em exercício Olírio José Lino também participou da reunião. Para Lino, a iniciativa é muito importante e demonstra o compromisso da Administração Municipal em planejar a cidade para sanar os problemas existentes, visando evitar outros problema futuros.

No encontro foram apresentadas metas referentes aos problemas levantados pela população nas audiências anteriores, que discutiram temas como os sistemas de gestão de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. Os objetivos ainda não são oficiais pois faltam dados referentes à população flutuante, mas já é possível projetar os investimentos a curto, médio e longo prazo.

“Os trabalhos estão bem adiantados e até final do ano apresentaremos a versão final do Plano. Mesmo em fase de conclusão, a participação popular ainda é de extrema importância”, explicou o engenheiro civil Marcelo Santa Helena, coordenador do projeto no município.

O próximo encontro, com data a definir devido a mudanças no cronograma de trabalho, será direcionado aos moradores do Centro, Ponta da Lagoa, Barra Velha, Zona Sul, Zona Nova, Zona Velha, Zona Norte e Lagoa do Jacaré.