Balneário Rincão encaminha Conselho de Cultura

Depois da aprovação da lei básica do Sistema Municipal de Cultura de Balneário Rincão, os moradores se preparam para a composição do Conselho Municipal de Cultura, que vai reunir um representante de cada setor cultural da cidade: patrimônio, artes visuais, artes cênicas, música e literatura. Uma comissão provisória de cada setor, formada no início da semana em reunião geral, vai se reunir, separadamente, para escolher os representantes, que serão apresentados e empossados ainda neste mês.

O grupo vai trabalhar para a articulação das políticas-públicas de cultura da cidade, bem como a busca pelo fundo municipal. Conforme a ex-consultora do Ministério da Cultura e da Unesco, Rea Silvia, que ministrou palestra para os grupos culturais do Rincão, esses passos são definitivos para a construção do Plano Municipal de Cultura, que será validado pelo conselho.  “Queremos reunir os grupos que se preocupam com a cultura do Rincão, e criar um fórum para debates sobre o assunto”, antecipou o diretor de cultura, Reginaldo Vargas.

Além disso, a busca por projetos culturais, tanto junto ao Governo Estadual quanto Federal, também depende dessa articulação.  No edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, por exemplo, o município já teve quatro projetos aprovados.  Um deles é o projeto “A mesma paisagem, novos olhares: inventário de bens culturais do Balneário Rincão”, que já está em fase de conclusão. Ele foi aprovado em 2013 e teve início no ano passado, abordando o patrimônio cultural da cidade.

“O projeto lançou um olhar sobre coisas cotidianas, um olhar cuidadoso sobre a nossa cidade, sobre a nossa cultura. Foi uma maneira de perceber, identificar, mas principalmente de registrar e divulgar o patrimônio cultural de nossa cidade”, explica a historiadora do município Elis Machieski. A proposta enumerou as paisagens naturais do município, bem como as paisagens construídas, objetos, celebrações, formas de expressões e saberes.