Mutirão Ação Social promove cidadania no Rincão

Sentir-se inserida na sociedade. Esse é o desejo da dona de casa de Balneário Rincão Marizelda Antunes Machado, de 56 anos. Ela, que não possui nenhum tipo de registro, quer aproveitar o Mutirão Ação Social do próximo sábado, 17, para realizar esse sonho. “Me sinto inexistente, sem os documentos não me sinto uma cidadã, tenho muitas dificuldades, principalmente na hora de fazer as compras”, conta. 

O programa irá promover a confecção de documentos para pessoas que não possuem registros ou que tenham perdido os papéis ao longo do tempo. A ação será realizada na Escola Arroio Rincão, no centro, das 9h às 16h. Na maioria dos casos, a falta de documentação impede as pessoas de participarem de atos como fazer compras com crediário, trabalhar dentro da formalidade e participar de programas sociais oferecidos pelo governo.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Osana de Oliveira Gonçalves, a documentação visa propor o exercício da cidadania. “Sem documentos, a pessoa não tem acesso aos programas do governo como o Bolsa Família”, falou. Ainda segundo Osana, os documentos são a garantia de uma vida melhor para as pessoas. “É importante para garantir os direitos como cidadão para poder ter benefícios nas áreas sociais e ter o reconhecimento como cidadão”, completou.

A emissão de documentos como CPF, RG, titulo de eleitor, nota de produtor rural, cadastro imobiliário, cadastramento no Bolsa Família e outros serviços serão feitos na hora e gratuitamente.

Confira os documentos necessários:

– Apresentação OBRIGATÓRIA da Certidão original de Nascimento (solteiros) e Casamento (casados no civil/viúvos/divorciados (com averbação)) – é importante que seja legível, sem rasuras e rasgos. As pessoas que tiverem problemas com sua(s) certidão(ões) deverão procurar anteriormente o seu Cartório de Registro, para regularização de sua situação.

– Fotos 3×4 – que serão tiradas gratuitamente, no dia do mutirão.

– Idade mínima – Carteira de Trabalho: 14 anos, Identidade: 06 anos, ou conforme a demanda existente por documentos.

– Para emissão da 1ª via do CPF para pessoas com mais de 18 anos, é OBRIGATÓRIA a apresentação do Título Eleitoral, e, para os homens a apresentação da Carteira de Reservista.