Inventário Histórico Cultural passa por apreciação técnica

Está em fase final de elaboração o Inventário Histórico Cultural de Balneário Rincão, material oficial que reúne documentos, fotografias, mapas e demais informações sobre a origem do município. Durante esta semana, uma equipe técnica formada por servidores da Administração Municipal acompanhou a apresentação do resultado do projeto, discutindo os pontos a serem revistos e colaborando com melhorias.

O material foi produzido pelas historiadoras Elisângela Machieski e Luana Mendes, com colaboração da estagiária Clarice Vieira, que atuam junto ao Museu Arqueológico Balneário Rincão. Após passar pelas novas adequações, o texto terá revisão ortográfica realizada pela primeira-dama do Município, Mariza Gyrão Góes, que é doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para o prefeito Décio Góes, a realização desse levantamento é um marco para o município, e algo inédito em algumas cidades da região. “É um resgate da nossa história e vai servir como instrumento de educação, para ser utilizado também nas escolas, a fim de que as crianças conheçam e possam se apropriar da nosso história e cultura”, explica Décio.

O diretor municipal de Cultura, Reginaldo Vargas, explica que com a conclusão do inventário, ele será encaminhado para impressão, servindo como documento histórico da cidade. Ele destaca ainda que, a partir desse material, será elaborada uma cartilha e um DVD com linguagem mais dinâmica e didática, a ser utilizado pelos professores da rede municipal para o ensino de história.