Mais de 1 mil documentos são encaminhados no Mutirão Ação Social

Fazer o CPF, encaminhar a Carteira de Trabalho, realizar pela primeira vez o cadastro junto ao Registro Geral, ou ainda confeccionar a segunda via de alguns documentos. Com esse intuito, cerca de 620 moradores de Balneário Rincão passaram pela Escola Arroio Rincão neste sábado, 17, durante o Mutirão Ação Social. A iniciativa gerou 1.013 solicitações, já que muitas pessoas fizeram dois ou mais documentos, e foi realizada através do Programa de Documentação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o apoio Instituto Geral de Perícias (IGP-SC).

As secretarias municipais de Assistência Social, Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Turismo e o Samae também prestaram atendimento no sábado, orientando a população ou fazendo encaminhamentos. Para o prefeito Décio Góes, a iniciativa vai muito além da emissão de documentos. “O mutirão foi um sucesso. Oferecer documentos também é promover a cidadania, é a porta de entrada para a conquista de direitos. Mais emocionante ainda foi ver a satisfação das crianças em ter seu documento de identidade”, destacou Décio.

Entre as crianças que estiveram no mutirão para emitir seu RG estava Sarah Neves, de 9 anos. A mãe Fabiana da Conceição e o pai Sandro Neves, moradores do Mirassol, também levaram os outros três filhos para emitir a documentação. “Poder vir aqui no sábado, perto da gente, é uma benção, pois durante a semana não dá tempo. Muito bom mesmo, agora todos vão ter seus registros”, comemorou Fabiana.