Barra Velha atende 70 mulheres em ação do Outubro Rosa

A comunidade de Barra Velha, no Balneário Rincão, participou neste sábado, 17, de uma ação especial do Outubro Rosa. Durante todo o dia, a Atenção Básica de Saúde esteve aberta para realizar consultas, testes rápidos, coleta de material, avaliação odontológica, entre outros, e recebeu 70 moradoras da comunidade. Elas ainda participaram de um sorteio de brindes e aproveitaram um café especial.

Segundo a enfermeira responsável pela unidade de saúde, Eugênia Botto, o dia foi bastante produtivo, totalizando a solicitação de 43 mamografias e 31 coletas de preventivo do colo do útero, reforçando a campanha do Outubro Rosa pelos cuidados com a saúde da mulher. Nilda Martins, de 42 anos, aprovou a iniciativa. “É muito bom pois já fazemos tudo de um só vez, consulta, coleta, encaminhamento de exames, e sábado é ótimo pra quem trabalha”, destacou Nilda.

O prefeito Décio Góes, que esteve na unidade durante a tarde, conversou com as moradoras e destacou a participação das moradoras. “O Outubro Rosa na Barra Velha atingiu o objetivo de conscientizar para a importância do trabalho preventivo na saúde da mulher, e elas atenderam ao chamado e compareceram em massa”, resumiu Décio. A dona de casa Fátima da Rosa, de 52 anos, também aproveitou a programação especial para deixar os exames em dia. “Eu sempre me cuido, tenho esse hábito de fazer tudo pelo menos uma vez por ano. Já aproveitei e trouxe a sobrinha, a cunhada, pra fazer a consulta delas também”, concluiu.

A programação do Outubro Rosa continua no município. No próximo sábado, 24, é a vez da comunidade da Lagoa dos Freitas e do Centro participar das atividades, que vão das 8h às 17h, na Estratégia de Saúde da Família do bairro correspondente. No dia 31, último sábado do mês, a programação ocorre na ESF Rincão Sul.