Atividades do Outubro Rosa atendem mais de 450 mulheres

O mês dedicado aos cuidados com a saúde da mulher, em especial à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, resultou em um saldo positivo para a Secretaria Municipal de Saúde. Mais de 450 mulheres passaram pelos postos de saúde de Balneário Rincão durante as ações realizadas aos sábados, realizadas em uma comunidade diferente a cada final de semana. Pelo menos 1,5 mil procedimentos foram encaminhados entre coleta do preventivo, mamografia e testes rápidos.

As atividades nas comunidades também incluíram consultas médicas, odontológicas, orientações de saúde, entre outros, além de momentos de lazer através de cortes de cabelo, manicure, maquiagem, distribuição de brindes e café da tarde. As ações ocorreram em Pedreiras, Barra Velha, Lagoa dos Freitas, Centro e Zona Sul.

Com a realização do Outubro Rosa aos finais de semana, muitas moradoras que costumavam fazer os exames em Criciúma puderam realizá-los perto de casa. É o caso da autônoma Luciane Alborghetti, de 47 anos. Essa foi a primeira vez que ela fez o preventivo no Rincão, e elogiou a iniciativa. “A agente de saúde foi em casa e me convidou, eu achei ótimo e vim fazer, já que não estava com os exames em dia. A partir de agora, vou fazer todo ano, pois a nossa saúde tem que vir em primeiro lugar”, explicou a moradora da Zona Sul.

Com a expressiva participação da comunidade, o prefeito Décio Góes elogiou a iniciativa de descentralizar os atendimentos do Outubro Rosa, além do empenho da equipe da Saúde. “O sucesso do número de mulheres no Outubro Rosa mostra que nossa população está compreendendo a importância do trabalho da saúde preventiva, adotado como princípio de nosso trabalho. Agora, esperamos que os homens também participem no Novembro Azul”, projetou Décio.