Unidades terão atendimento estendido no Novembro Azul

Mês dedicado aos cuidados com a saúde do homem, novembro terá dois dias de horário estendido nas unidades de saúde de Balneário Rincão. A ação é direcionada ao público masculino, que terá atendimento exclusivo das 17h às 21h nos dias 12 e 19. As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Pedreiras, Lagoa dos Freitas, Rincão Sul e Centro, e a Atenção Básica à Saúde (ABS) da Barra Velha funcionarão em horário normal, além de ficarem abertas até mais tarde para atender os moradores do município.

O objetivo dessa ação, segundo a secretária de Saúde Renata Zaccaron, é oportunizar um horário diferenciado para quem trabalha, para que todos possam usufruir do atendimento. “A intenção é trazer os homens, pois nós observamos uma dificuldade de adesão da ala masculina a esse tipo de ação preventiva, que é a ideia principal, prevenir. O Outubro Rosa foi um sucesso, abrimos aos sábado e tivemos grande adesão, então queremos que os homens também cuidem de sua saúde”, explica Renata.

Nas duas quintas-feiras dedicadas à saúde do homem, as equipes de saúde realizarão testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites B e C, e através da consulta médica, será possível encaminhar exames como hemograma, PSA total (que detecta a enzima relacionada ao câncer de próstata), colesterol, glicemia de jejum e triglicerídeos. Os exames serão liberados para homens acima de 40 anos, conforme critério definido pela Secretaria de Saúde.

Saiba mais

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais vitima a população masculina no Brasil, perdendo apenas para os cânceres de pulmão, traqueia e brônquios, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O Novembro Azul é uma campanha nacional, com enfoque no combate ao câncer de próstata, doença que afeta, em 75% dos casos, homens acima de 65 anos.