Mais de 160 homens participam de ação do Novembro Azul

Os moradores de Balneário Rincão atenderam ao chamado e participaram nesta quinta-feira, 12, da ação do Novembro Azul, com atendimento estendido até as 21h nas unidades de saúde. Ao todo, 163 homens compareceram nas Estratégias de Saúde (ESF) do Centro, Pedreiras, Lagoa dos Freitas e Zona Sul, e na Atenção Básica à Saúde (ABS) da Barra Velha. Na próxima quinta-feira, 19, será realizada uma nova ação com horário diferenciado, oferecendo mais uma  oportunidade para quem ainda não colocou os exames em dia.

Enquanto realizava um procedimento na ESF Centro, Sérgio Luiz Cardozo da Cruz, de 60 anos, aproveitou para consultar através do Novembro Azul. “Falei com a médica, tirei umas dúvidas, e ela já me encaminhou os exames de sangue, que segunda-feira vou fazer”, explicou o vendedor. Assim como grande parte dos homens, Sérgio costuma ir ao médico somente quando a empresa exige ou quando a situação é mais grave. “Moro aqui há anos e nunca tinha ido no postinho pois não precisei, mas achei bem legal e essa ideia do atendimento diferenciado também”, resumiu.

Durante todo o mês, os homens podem se dirigir à unidade da saúde mais próxima de sua casa para solicitar os exames de rotina, já que o novembro é dedicado a eles, conforme explica a secretária de Saúde Renata Zaccaron. “Superou a nossa expectativa, não imaginávamos essa adesão nas ações com horário diferenciado, que esse montante nos procuraria para tratar de saúde preventiva. Nós esperamos atender, nesses dois dias de horário estendido, uma média de 350 homens”, projetou Renata.

Saiba mais

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais vitima a população masculina no Brasil, perdendo apenas para os cânceres de pulmão, traqueia e brônquios, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O Novembro Azul é uma campanha nacional, com enfoque no combate ao câncer de próstata, doença que afeta, em 75% dos casos, homens acima de 65 anos.