Mais de 300 participam de ações do Novembro Azul

A comunidade de Balneário Rincão respondeu ao chamado de Administração Municipal e da Secretaria da Saúde, e participou em peso das duas quintas-feiras de atendimento estendido nas unidades de saúde. O objetivo foi oferecer horário ampliado e exclusivo aos homens, em alusão ao Novembro Azul. Ao todo, 329 pacientes passaram nas Estratégias de Saúde (ESF) do Centro, Pedreiras, Lagoa dos Freitas e Zona Sul, e na Atenção Básica à Saúde (ABS) da Barra Velha.

No início da noite desta quinta-feira, 19, o aposentado Adão de Oliveira Aguiar, de 73 anos, compareceu à unidade do Centro para participar das atividades. Ele, que não costuma consultar com muita frequência, aproveitou a oportunidade. “Eu até já fiz o preventivo há alguns anos, mas agora vim ver de novo. A médica já encaminhou cinco exames de sangue pra fazer e ver se está tudo certo”, explicou.

Com os atendimentos dos dias 12 e 19 de novembro, a Secretaria de Saúde realizou 855 testes rápidos (sífilis, HIV, Hepatite C), encaminhou 1.345 exames de sangue (PSA, glicemia em jejum, colesterol total, triglicerídeos e hemograma), além das consultas médicas e orientações de odontologia e saúde em geral. A programação para os homens durante o Novembro Azul encerra na próxima quarta-feira, 25, com um jantar-palestra às 19h30min no Rincão Praia Clube. O evento é uma realização do Sicredi em parceria com a Administração Municipal, aberto à comunidade e com entrada franca.